domingo, 15 de novembro de 2009

Mau tempo Norte do País

Mau tempo nas últimas horas, com acumulações entre os 32mm em Viseu e os 54mm em Vila Real, provocam inundações por todo o Norte de Portugal. A localidade mais afectada é a cidade do Porto:

"Chuva forte provoca várias inundações no Porto

A forte chuva que está a atingir a cidade do Porto este domingo obrigou os bombeiros a várias intervenções. À TSF, o chefe dos bombeiros sapadores do Porto disse que aquela corporação não está a conseguir responder a todas as chamadas.


Em 20 saídas, uma foi para apagar um fogo, enquanto as restantes se destinavam a desimpedir sarjetas, retirar corpos de árvores ou chapas, entre outros, disse à TSF Joaquim Teixeira.

«Temos quatro equipas no exterior a trabalhar» e «não conseguimos neste momento atender a todos» os problemas em simultâneo, lamentou, admitindo um reforço da equipa de bombeiros se «as coisas se complicarem».

Segundo o chefe dos bombeiros sapadores do Porto, até ao momento não ocorreu nenhuma situação grave. "
Cortesia TSF


"Mau tempo no Porto deixa seis pessoas desalojadas

Os bombeiros de Vila Nova de Gaia e do Porto receberam, este domingo, muitos pedidos de ajuda devido a inundações. Só no Porto, o mau tempo já deixou seis pessoas desalojadas.

Durante toda a tarde deste domingo, a chuva caiu com intensidade, no Porto, deixando já seis pessoas sem casa. Este número pode vir a aumentar uma vez que a chuva e o vento não param.

«Houve necessidade de realojar, pelo menos, seis pessoas em casas de familiares porque não tinham condições para ficar em suas casas», adiantou o chefe dos bombeiros sapadores do Porto, Joaquim Teixeira, em declarações à TSF.

No terreno, os bombeiros têm-se ocupado principalmente das inundações e, por isso, estão com dificuldades em atender todos os pedidos. No entanto, ainda não reforçaram a equipa. Em média, há dez pedidos pendentes mas não são casos graves.

Também em Vila Nova de Gaia, os bombeiros têm tido trabalho com várias quedas de árvores, postes, infiltrações ou telhados destruídos.

O chefe dos bombeiros sapadores de Gaia, José Benjamin, adiantou à TSF que, para já, não há desalojados, mas não descarta a hipótese de isso poder vir a acontecer.

Apesar do elevado número de chamadas, a equipa de bombeiros ainda não foi reforçada. "
Cortesia TSF


O evento de chuva forte, ventos moderados a fortes e baixas pressões continuam até ao dia de quarta-feira, quando se prevê uma melhoria do tempo, que no Algarve e Baixo Alentejo se começará a sentir a partir do dia de amanhã, pelo fim da tarde.

Uma frente activa está ainda a percorrer o Norte do País, "Júlia"* deverá penas acalmar na 3ª feira, ao cair da noite, em especial nas regiões do Centro Norte e Interior.

* denominação usada pelo MeteoPT para denominar a depressão e a frente associadas a este evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário