sábado, 20 de fevereiro de 2010

Mau tempo na Madeira

A chuva intensa que tem caído no arquipélago da Madeira está a provocar o caos em muitas zonas da ilha, afectou a circulação na via rápida e noutras vias de circulação, o movimento no Aeroporto e provocou derrocadas e inundações.

O vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na câmara municipal do Funchal, Costa Neves, disse à Agência Lusa que a população do Vasco Gil, uma localidade na zona alta da cidade, está isolada devido às derrocadas na estrada da Eira do Serrado, "onde a queda de barrancos torna a situação perigosa".

O autarca referiu que a circulação na zona oeste da cidade, onde existe a maior concentração de hotéis, também está complicada, visto que um dos ribeiros da zona do Amparo, nas novas avenidas daquela localidade, foi mal direcionado, transbordou e arrastou pedras até à estrada Monumental.

"A maior preocupação será na zona velha da cidade, onde há notícias de alagamentos em estradas e restaurantes, pois as condutas pluviais são mais planas", disse, falando da apreensão pelo facto das previsões apontarem para um agravamento destas condições atmosféricas até as 15h00.

"Tendo em conta a pluviosidade intensa desde as 5h00 horas, não há sistema pluvial que resista a tanta água e as grelhas não têm capacidade para tanta absorção", salientou.

Também o responsável da Via Litoral, Pedro Jardim Fernandes, confirmou que a via rápida está alagada e intransitável em vários pontos, designadamente Ribeira Brava, Santa Cruz, Jardim Botânico, Santo António, e apelou para que as pessoas evitem utilizar esta estrada.

"O conselho é que não circulem na via rápida nesta situação de exceção, porque há zonas completamente alagadas e as pessoas não têm a noção da quantidade de água que está na estrada, tentam transpor e correm o risco de serem arrastadas", apelou.

Não têm sido possíveis os contactos com o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira e algumas zonas estão sem fornecimento de energia elétrica.

Os partidos políticos da Madeira cancelaram as iniciativas previstas para hoje, caso do conselho regional do PSD/M que foi agendado para o próximo sábado.

(Este texto foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário